O que é o Executive Coaching?

O Coaching de Executivos é hoje considerada como a ferramenta mais eficaz para desenvolver e otimizar (de forma consistente) a performance de Gestores e Líderes e para os alinhar com a estratégia da empresa. É um processo experiencial e individualizado de desenvolvimento de competências dum Líder Executivo,  que reforça o seu alinhamento e a sua capacidade para atingir, de forma consistente, metas organizacionais de curto e longo prazo.

colocarpaginaoqueéoexecutivecoaching.png

A Lead & Coach tem uma ideia muito clara sobre o que é um programa de Executive Coaching. Em contexto organizacional, o Coaching” é, no essencial, um programa de desenvolvimento de competências específicas duma pessoa (Coachee), efetuado com o apoio de outra (Coach), o qual, através dum processo estruturado e continuado de aperfeiçoamento pessoal e profissional, o ajuda a encontrar os seus caminhos de melhoria. 

Quando bem exercido, o Coaching possuí três características que o tornam numa solução cientificamente diferente. (i) É uma solução individual e que se baseia na personalidade, valores e objetivos de cada pessoa. (ii) Tem em conta o ambiente e problemas concretos que a rodeiam, (iii) é continuado no tempo, porque as soluções que visam alterar comportamentos têm de passar pela criação de novos hábitos e estes só se criam com tempo. Tem-se revelado uma ferramenta altamente eficaz para desenvolver e otimizar a performance dos executivos e para a alinhar com a estratégia da empresa.

 Infelizmente, a palavra “coaching” tem sido usada de forma tao profusa e incorreta que poderá pôr em causa a sua credibilidade. De facto, hoje chama-se Coaching a tudo! Chama-se Coaching a Consultoria / Counselling. Confunde-se Coaching com liderança. Denomina-se “Coaching” o que até há pouco tempo se chamava feedback. Designa-se como Coaching aquilo que é mero exercício de “empowerment”. Apelida-se de “Coaching de equipas” intervenções que não passam do tradicional “teambuilding”.